Topo

Esse conteúdo é antigo

Partido de Putin se reúne em plena campanha de repressão contra a oposição

19/06/2021 11h08

Moscou, 19 Jun 2021 (AFP) - O partido Rússia Unida de Vladimir Putin realiza, neste sábado (19), seu congresso com vistas às eleições legislativas de setembro, das quais a principal força da oposição, a de Alexei Navalny, foi excluída após meses de repressão.

Apesar da onda de casos de covid-19 na capital, o partido manteve o congresso, embora tenha dividido por três o número de representantes, cerca de 500, que terão que fazer um teste negativo e poderão se vacinar no local.

- Navalny neutralizado -No congresso, o partido anunciará as diretrizes de seu programa e a lista de candidatos, após a realização das primárias internas na primavera.

Nesses últimos anos, a popularidade do Rússia Unida, que controla a maioria da câmara baixa do Parlamento, foi afetada por causa da estagnação econômica, da relutância dos eleitores e dos casos de corrupção.

Segundo o instituto público de pesquisa Vtsiom, sua popularidade está em 30%, ou seja 10% a menos que antes das legislativas de 2016. A câmara dos deputados, na qual o partido possui maioria esmagadora, tem 34% de opiniões favoráveis contra 60-65% sobre Vladimir Putin.

Os políticos no poder afirmam estar calmos. "É uma boa base de apoio que podemos aumentar mais durante a campanha", disse Dmitri Medvedev no início de junho.

Os três partidos da oposição parlamentar, geralmente amigáveis e que apoiam as iniciativas do Kremlin (comunistas, partido ultranacionalista LDPR e o partido Rússia Justa) obterão 30% dos votos, segundo o Vtsiom.

As autoridades aumentaram os ataques aos seus críticos à medida que as eleições se aproximavam, especialmente as organizações de Alexei Navalny, que foram declaradas "extremistas" e proibidas em 9 de junho. Seus membros foram impedidos de participar nas legislativas.

Navalny, preso em janeiro, cumpre uma pena de dois anos e meio de prisão, à qual foi condenado após sobreviver a um envenenamento em agosto de 2020, que ele atribui ao Kremlin.

O principal opositor de Putin ficou famoso pelas suas investigações sobre a corrupção das elites russas que questionavam principalmente os representantes do Rússia Unida.

Os apoiadores de Navalny esperam poder promover um "voto inteligente", convidando a votar em qualquer partido para derrotar o Rússia Unida.

Essa tática já funcionou antes, nas eleições municipais. Entretanto, poderia fracassar pela eliminação da importante rede de escritórios regionais do opositor.

Com medo de serem processados, vários aliados de Navalny tiveram que abandonar o país nos últimos meses, enquanto a repressão afeta também outros opositores e veículos de comunicação independentes.

rco/alf/eg/erl/aa