Topo

Esse conteúdo é antigo

Ilha de Paquetá começa vacinação em massa contra a covid

20/06/2021 14h50

Rio de Janeiro, 20 Jun 2021 (AFP) - As autoridades de saúde iniciaram, neste domingo (20), um estudo de vacinação em massa contra a covid-19 em uma ilha do estado do Rio de Janeiro, para avaliar o impacto da imunização coletiva.

O projeto "Paquetá vacinada" contempla a imunização de todos os habitantes maiores de 18 anos da ilha de Paquetá, a uma hora de barco da capital do estado.

Cerca de 1.800 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante, por fazerem parte dos grupos prioritários do programa de vacinação. O restante da população adulta (3.530) começa a receber a vacina neste domingo.

A vacina usada no projeto é a elaborada pela Astrazeneca/Oxford em colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que participa no desenvolvimento deste estudo.

"Já temos os dados de outros estudos, como os realizados no Reino Unido, em que se mostrou uma eficácia de mais de 90% da vacina Covid-19 produzida pela Fiocruz", disse a presidente da Fundação, Nisia Trindade, citada em um comunicado do ministério da Saúde.

Os habitantes de Paquetá devem receber a segunda dose da vacina em dois meses, acrescentou o ministério.

Neste sábado, o Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de mortes pela pandemia, o segundo pior saldo de mortes do mundo.

pr/aa