Topo

Esse conteúdo é antigo

Talibãs assumem controle do principal posto na fronteira com Tadjiquistão

22/06/2021 10h06

Cabul, 22 Jun 2021 (AFP) - Os talibãs assumiram o controle, nesta terça-feira (22), do principal posto fronteiriço com o Tadjiquistão, no norte do Afeganistão, e de distritos próximos a Kunduz, a maior cidade do nordeste do país - informaram autoridades locais.

Dois membros do Conselho Provincial, Amruddin Wali e Khaliddin Hakmi, confirmaram à AFP "a tomada do ponto de passagem de Shir Khan", que conecta o Afeganistão com o restante da Ásia Central, 50 km ao norte de Kunduz.

Segundo Hakmi, os talibãs tomaram "Shir Khan e todos os demais postos de fronteira, após uma hora de combate".

"Os talibãs começaram os ataques na noite passada e, pela manhã, estavam por toda parte, havia centenas", relatou um oficial do Exército afegão, que pediu para não ser identificado.

Os soldados afegãos se viram forçados a recuar "para o Tadjiquistão", acrescentou.

Os talibãs têm redobrado suas ofensivas no terreno desde maio, quando os Estados Unidos começaram a retirar suas tropas. A conclusão desse processo está prevista para a simbólica data de 11 de setembro.

Na segunda-feira (21), o Pentágono deu a entender que as operações, que avançam muito rapidamente, poderão ser desaceleradas para lidar com esses ataques, mas respeitando o prazo de 11 de setembro.

us-ach/sg/bl-jvb/mb/tt