Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem condenado à prisão perpétua por duplo assassinato racista nos EUA

24/06/2021 19h30

Washington, 24 Jun 2021 (AFP) - Um tribunal federal condenou nesta quinta-feira (24) um homem branco americano à prisão perpétua. Em 2018, motivado pelo racismo, ele matou dois clientes negros em uma loja em Kentucky e atirou em um terceiro.

Gregory Bush, de 53 anos, admitiu sua culpa e, portanto, não foi a julgamento.

Ele foi "condenado por seu ataque atroz e racista a três negros, nos quais atirou por causa da cor da pele", disse Kristen Clarke, uma alta autoridade de direitos civis do Departamento de Justiça.

"Atos de violência racista não podem ser tolerados em nosso país hoje", acrescentou em um comunicado.

Em 24 de outubro de 2018, Gregory Bush entrou em uma mercearia no subúrbio de Louisville, em Jeffersontown, portando uma arma de fogo. Nos corredores, ele seguiu Maurice Stallard, um homem negro de 69 anos que não conhecia, e atirou em sua cabeça.

Ele então saiu da loja e, no estacionamento, atirou em Vickie Lee Jones, uma mulher negra de 67 anos que também não conhecia. Por fim, ele também apontou a arma para outro homem negro, mas esse também estava armado e atirou primeiro.

Além disso, Gregory Bush confrontou um homem branco, também armado, e disse-lhe: "Não atire e eu não atiro: brancos não atiram em brancos".

Os tribunais demoraram algumas semanas para acusá-lo por motivação racista, o que causou frustração na cidade.

chp/iba/mps/gma/bn