Topo

Esse conteúdo é antigo

Fiji admite transmissão generalizada de covid-19 após aumento de contágios

25/06/2021 06h07

Suva, Fiji, 25 Jun 2021 (AFP) - As autoridades de saúde de Fiji admitiram pela primeira vez que a transmissão de covid-19 na ilha do Pacífico é generalizada, após o registro de mais de 300 casos diários.

O governo, no entanto, se nega a impor um confinamento nacional, por considerar afirmar que o descumprimento das normas sanitárias entre a população de 930.000 habitantes tornaria a medida ineficaz.

O secretário de Saúde, James Fong, anunciou na quinta-feira à noite que Fiji registrou 308 novos casos de coronavírus em 24 horas, elevando o total de contágios a 2.800 desde o início de abril.

Fong reconheceu os apelos pela adoção de um confinamento geral, mas apontou o reduzido nível de respeito às restrições, especialmente nas áreas carentes densamente povoadas, onde o risco é maior.

"A trágica realidade é que os habitantes das comunidades mais expostas, incluindo os dos assentamentos informais, são os mais vulneráveis à catástrofe socioeconômica que seria provocada por um confinamento durante 28 dias", afirmou.

Fiji passou um ano completo sem registrar casos de transmissão comunitária, até abril, quando viveu uma segunda onda com a variante Delta da covid-19.

Agora, com o número cada vez maior de contágios, a secretária de Proteção da Saúde, Aalisha Sahukhan, admitiu que "todas as evidências apontam que existe uma transmissão comunitária generalizada".

"Com o aumento de casos, esperamos um aumento de doenças graves e mortes", disse.

ns/dm/ssy/jah/mas/tjc/fp