Topo

Esse conteúdo é antigo

Erupção de vulcão na Costa Rica gera coluna de fumaça de 2 km de altura

Vulcão em erupção na Costa Rica - Reprodução/OVSICORI-UNA
Vulcão em erupção na Costa Rica Imagem: Reprodução/OVSICORI-UNA

28/06/2021 15h59

O vulcão Rincón de la Vieja, na Costa Rica, entrou em erupção nesta segunda-feira (28), gerando uma coluna de fumaça com mais de 2.000 metros de altura sobre a cratera, informaram as autoridades, que não registraram danos a pessoas.

O ocorrido, que durou aproximadamente três minutos, foi registrado às 5h42, horário local (11h42 GMT), de acordo com o Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Ovsicori), que registrou queda de cinzas e cheiro de enxofre a norte e nordeste do vulcão que está 1.895 metros acima do nível do mar.

Esse vulcão está localizado na província de Guanacaste (noroeste), no Parque Nacional Rincón de la Vieja, a cerca de 200 km da capital, San José.

"É uma erupção conhecida como freática ou freatomagmática [que ocorre quando há interação entre água e magma, ndlr]. Mas não saberemos 100% até que tenhamos amostras das cinzas", afirmou Maarten de Moor, cientista da Ovsicori.

"Este vulcão tem um lago cratérico" que, quando expulso, "gerou fluxos de água e lahars [fluxos de sedimentos] descendo as encostas do vulcão", explicou.

"Foi uma erupção bastante enérgica. Embora esses tipos de eventos sejam comuns em Rincón de la Vieja - por exemplo, no ano passado foram registrados cerca de 1.400 deles - esse foi muito grande. Talvez seja o mais importante desde os anos 90", afirmou Moor.

Por sua vez, a Comissão Nacional de Emergência assegurou, através das redes sociais, que foi enviada ao local uma equipe para avaliar a situação e, embora ainda não haja diretrizes de evacuação para as cidades vizinhas, insiste que a população não se aproxime do vulcão.

De acordo com a Rede Sismológica Nacional (RSN), a Costa Rica é um país com mais de 120 focos vulcânicos. No entanto, a maioria deles está extinto.

São apenas cinco ativos: Rincón de la Vieja, Arenal, Poás, Irazú e Turrialba, que produzem erupções periódicas de magnitude variável.