Topo

Esse conteúdo é antigo

Líder norte-coreano está 'abatido', diz televisão estatal

18.jun.2021 - A vida pessoal de Kim (foto) é um tabu para a mídia estatal da Coreia do Norte - AFP/KCNA via KNS
18.jun.2021 - A vida pessoal de Kim (foto) é um tabu para a mídia estatal da Coreia do Norte Imagem: AFP/KCNA via KNS

Em Seul

28/06/2021 07h31

A televisão estatal norte-coreana transmitiu um comentário de um cidadão sobre o estado "abatido" de Kim Jong-un, algo muito incomum em um país onde falar em público sobre a saúde e a vida pessoal do líder sempre foi proibido.

Segundo analistas, os comentários mostram que as autoridades querem usar a mudança de peso de Kim para reforçar a lealdade ao regime.

O país está mais isolado do que nunca pelas medidas contra o coronavírus e, este mês, admitiu que enfrenta uma crise alimentar.

Conhecido por ser um fumante inveterado, Kim Jong-un sofria de obesidade, e seu peso parecia aumentar de forma constante nos últimos anos.

Nas últimas imagens divulgadas pela agência oficial de notícias de Pyongyang, a KCNA, e pela televisão estatal, ele parece mais magro.

A vida pessoal de Kim é um tabu para a mídia estatal da Coreia do Norte, mas a KCTV divulgou na semana passada o vídeo de um morador não identificado da capital, afirmando que todos no país estavam "arrasados" com seu "estado abatido".

"Ver nosso respeitado secretário-geral com um aspecto abatido é o que mais parte o coração do nosso povo", disse ele.

Analistas afirmam que Pyongyang está usando a aparência de Kim como uma forma de glorificá-lo, apresentando-o como um líder "dedicado e trabalhador", enquanto o país luta para enfrentar a crise alimentar.

A Coreia do Norte fechou suas fronteiras em janeiro do ano passado para se proteger da pandemia e, como resultado, o comércio com Pequim, seu principal salva-vidas na economia, desacelerou. Ao mesmo tempo, os trabalhadores humanitários internacionais deixaram o país.

"A mensagem que Pyongyang envia é que Kim é um líder que trabalha muito duro por seu povo, a ponto de pular refeições e perder peso", disse Ahn Chan-il, um desertor que agora é pesquisador, à AFP.

As especulações sobre a saúde de Kim dispararam no ano passado, devido à sua ausência na comemoração do aniversário de seu falecido avô e por não aparecer em público por cerca de 20 dias.

O pai de Kim, Kim Jong-il, e seu avô, Kim Il-sung, também eram obesos e grandes fumantes. Ambos morreram de ataque cardíaco.