Topo

Esse conteúdo é antigo

Grécia impõe vacina obrigatória a profissionais da saúde

A vacinação será obrigatória para todos os profissionais da saúde na Grécia, anunciou o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis - Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
A vacinação será obrigatória para todos os profissionais da saúde na Grécia, anunciou o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis Imagem: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

12/07/2021 15h17Atualizada em 12/07/2021 15h56

A vacinação de todos os profissionais da saúde será obrigatória na Grécia, anunciou o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, em um discurso à nação, para encorajar a imunização contra a propagação da variante Delta da covid-19.

Todas as pessoas que trabalham em lares de idosos terão que ser vacinadas até 16 de agosto, caso contrário, não poderão trabalhar, informou o primeiro-ministro.

A partir de 1º de setembro, a vacinação do pessoal médico é obrigatória nos setores público e privado, quando 99% das pessoas intubadas são pessoas não vacinadas.

Diante da disseminação da variante Delta, o governo grego decidiu agir e encorajar o maior número possível de pessoas a se vacinar.

A partir de terça-feira, a vacinação estará aberta aos 15-17 anos com a vacina Pfizer.

Três em cada quatro gregos com mais de 60 anos estão vacinados, acrescentou o primeiro-ministro. São 4,3 milhões de pessoas com as duas vacinas em uma população de 10,7 milhões de habitantes.

"O país não vai fechar por causa da atitude de alguns", insistiu o primeiro-ministro.

A partir de sexta-feira, e até o final de agosto, centros de recreação, bares, cinemas e teatros, e todos os locais fechados, receberão apenas pessoas vacinadas.

Na segunda-feira, a Grécia teve cerca de 2.000 novos casos de coronavírus, em comparação com apenas 800 na semana anterior.

Mais de 12.000 pessoas morreram de coronavírus no país.