Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio na Catalunha foi estabilizado, segundo bombeiros

Em Madri

18/07/2021 09h23Atualizada em 18/07/2021 15h03

O incêndio que devastou na sexta-feira (16) mais de 400 hectares de floresta em um parque natural na costa catalã, perto da fronteira franco-espanhola, está "estabilizado" no momento, anunciaram neste domingo (18) os bombeiros da Catalunha.

"Durante a noite conseguimos controlar (...) o incêdio e alcançar lugares que não conseguimos durante o dia", explicaram os bombeiros em um comunicado.

No entanto, uma equipe formada por 155 bombeiros, 55 veículos, três helicópteros e dois aviões de vigilância continua operando na região.

"É um incêndio descontínuo, com perímetro instável e muitos lugares ainda devem ser vigiados com atenção", principalmente porque um vento deve soprar sobre esta área durante o dia, diz a nota.

No total, mais de 415 hectares se transformaram em fumaça desde sábado (17), na grande parte das áreas de floresta situadas no parque natural do Cabo de Creus, que faz fronteira com o Mediterrâneo.

Cerca de 350 pessoas tiveram que ser evacuadas no sábado nos municípios ribeirinhos, assim como cem moradores de um camping local.

O incêndio foi declarado na sexta-feira pela manhã no município de Llança, a vinte quilômetros da fronteira francesa, provavelmente por causa de uma ponta de cigarro, segundo as autoridades catalãs.

Devido ao seu clima quente e seco, a Espanha, segundo destino turístico mundial antes da pandemia, é frequentemente afetada no verão por grandes incêndios florestais que, segundo os especialistas, ameaçam ser mais frequentes e mais violentos devido ao aquecimento global.