PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
2 meses

EUA e Rússia buscam estabilidade em novo diálogo

23/07/2021 19h18

Washington, 23 Jul 2021 (AFP) - Um novo diálogo entre Estados Unidos e Rússia foi marcado para a próxima semana, em mais uma tentativa de estabilizar suas tensas relações, informaram fontes americanas nesta sexta-feira (23).

O chamado Diálogo de Estabilidade Estratégica, instituído no dia 16 de junho na reunião realizada em Genebra pelos presidentes Joe Biden e Vladimir Putin, será realizado na mesma cidade na quarta-feira, segundo o Departamento de Estado.

"Por meio do diálogo, buscamos assentar as bases para um futuro controle de armas e redução de riscos", diz o comunicado.

A nota acrescenta que a delegação dos Estados Unidos será liderada pela subsecretária de Estado, Wendy Sherman, e inclui Bonnie Jenkins, a nova subsecretária de Estado encarregada do controle de armas.

A ação diplomática ocorre em meio a tensões bilaterais. Washington alertou Moscou que tomará medidas se não forem contidos os ataques cibernéticos cada vez mais frequentes que os Estados Unidos consideram em sua maioria, provenientes da Rússia.

A Rússia nega qualquer responsabilidade, mas Putin saudou os esforços de Biden para tornar as relações entre as duas potências mais previsíveis.

Ao anunciar contatos futuros, Biden e Putin destacaram que os diálogos entre Washington e Moscou devem evitar cenários piores até mesmo que os dos tempos da Guerra Fria.

Sherman se encontrará com os russos alguns dias depois de uma missão na China que, segundo o Departamento de Estado, seria destinada a "amortecer" as relações cada vez mais hostis com Pequim.

sct/sw/gm/lda/jc/mvv