Topo

Esse conteúdo é antigo

Xi Jinping está no Tibete para primeira visita presidencial em 31 anos

23/07/2021 02h20

Pequim, 23 Jul 2021 (AFP) - Xi Jinping encontra-se atualmente em visita ao Tibete, a primeira de um presidente chinês em 31 anos, anunciou a mídia oficial.

O homem forte de Pequim chegou à cidade de Nyingchi, na região autônoma do sudeste, na quarta-feira, anunciou a agência de notícias Xinhua nesta sexta-feira, com 48 horas de atraso.

A visita coincide com o 70º aniversário da invasão do Tibete pelas tropas comunistas, um evento celebrado em Pequim como uma "libertação pacífica".

Apenas um presidente chinês em exercício visitou o Tibete desde a fundação da República Popular da China em 1949: Jiang Zemin em julho de 1990.

Antes de assumir o poder, Xi Jinping visitou o Tibete em julho de 2011, por ocasião do 60º aniversário da incursão comunista, quando era vice-presidente da China.

De acordo com imagens transmitidas pela televisão nacional, Xi Jinping cumprimentou uma multidão vestida com roupas tradicionais, agitando bandeiras chinesas enquanto descia da escada do avião.

O presidente teve "uma recepção calorosa dos dirigentes e da massa popular de todas as etnias", comentou o canal público CCTV.

Xi Jinping pegou um trem para Lhasa, a capital tibetana, na quinta-feira.

De acordo com o movimento pró-tibetano Campanha pelo Tibete, os habitantes de Lhasa relataram "atividades incomuns e controles sobre seus movimentos" antes da visita, bem como estradas bloqueadas e vigilância policial reforçada.

Desde os protestos anti-chineses de 2008, Pequim tem investido maciçamente no Tibete na esperança de combater a influência do Dalai Lama, o chefe espiritual tibetano exilado na Índia desde 1959.

bys/bar/sbr/am/af/am