Topo

Esse conteúdo é antigo

Vladimir Putin deseja 'sucesso' ao presidente eleito do Peru

24/07/2021 21h19

Lima, 25 Jul 2021 (AFP) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, desejou "sucesso" ao presidente eleito do Peru, o esquerdista Pedro Castillo, neste sábado (24) e destacou o "caráter amistoso" que as relações bilaterais têm há décadas.

"Receba sinceros parabéns por sua vitória nas eleições presidenciais" e votos de "sucesso, assim como boa saúde e bem-estar", escreveu Putin em sua nota, postada no Twitter pela embaixada russa em Lima.

"As relações russo-peruanas tradicionalmente têm um caráter amigável. Espero que seu trabalho como chefe de Estado fortaleça ainda mais o diálogo bilateral construtivo", acrescentou o presidente russo em sua mensagem.

Castillo, um professor rural de Cajamarca, assumirá o poder na quarta-feira, após ser proclamado na última segunda-feira como presidente eleito pelo júri eleitoral, que levou seis semanas para analisar contestações e recursos antes de declará-lo o vencedor.

Castillo também foi parabenizado por vários presidentes latino-americanos e pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken. A posse contará com a presença de algumas lideranças de países vizinhos e do Rei da Espanha, Felipe VI.

Há cinco décadas, o Peru foi o segundo país da América Latina, depois de Cuba, a adquirir aeronaves e armas da então União Soviética. A Força Aérea Peruana possui aviões de combate russos MiG 29 e Sukoi 25, embora também tenha caças franceses e embarcações de transporte e reconhecimento americanas.

A troca comercial entre a Rússia e o Peru é de apenas 525 milhões de dólares por ano, segundo dados oficiais peruanos, bem abaixo do comércio de Lima com a China ou os Estados Unidos.

O Peru anunciou nesta terça-feira um acordo para a compra de 20 milhões de doses da vacina russa contra o coronavírus, Sputnik V, além das do Sinopharm, da China, e da Pfizer dos Estados Unidos, usadas na campanha de inoculação que começou em fevereiro.

fj/yow/ap/mvv

Twitter

IPSOS