Topo

Esse conteúdo é antigo

Pequim pede que EUA pare de 'demonizar' a China durante visita de enviada

25/07/2021 23h50

Pequim, 26 Jul 2021 (AFP) - Pequim pediu na segunda-feira (noite de domingo, 25, no Brasil) que os Estados Unidos parem de "demonizar" a China, durante diálogos com a vice-secretária de Estado americana, Wendy Sherman, a enviada de mais alto nível do governo de Joe Biden a visitar o país asiático.

"A esperança pode ser que, ao demonizar a China, os Estados Unidos poderão (...) culpar a China por seus próprios problemas estruturais", informou o ministério das Relações Exteriores chinês em um comunicado, no qual advertiu que a relação bilateral está "estagnada e enfrenta sérias dificuldades".

Sherman chegou neste domingo à cidade portuária de Tianjin buscando consolidar as relações entre as duas potências econômicas, confrontadas por temas como cibersegurança e direitos humanos.

"Urgimos os Estados Unidos a mudarem sua mentalidade equivocada e sua política perigosa", acrescentou o comunicado sobre as conversas de Sherman com o vice-ministro chinês de Relações Exteriores, Xie Feng.

Ainda segundo a nota, Washington vê Pequim como um "inimigo imaginário".

Sherman tem previsto reunir-se também com o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi.

Os Estados Unidos afirmaram na semana passada que esperam usar os diálogos como uma oportunidade para mostrar a Pequim como é uma concorrência "saudável e responsável", mas que quer evitar um "conflito".

Em sua breve visita que se encerrará na segunda-feira, Sherman não irá a Pequim, permanecendo em Tianjin, uma cidade portuária no nordeste do país.

Além dela, John Kerry, emissário de Washington sobre o clima, tinha sido o único funcionário de alto nível do governo Biden a visitar a China.

Na semana passada, os Estados Unidos condenaram os ciberataques em larga escala procedentes da China.

lxc/apj/rbu/mas/gm/mvv