Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA pedem que novo primeiro-ministro do Líbano forme um governo e promova reformas

27/07/2021 16h51

Washington, 27 Jul 2021 (AFP) - Os Estados Unidos pediram nesta terça-feira (27) ao novo primeiro-ministro designado do Líbano, Najib Mikati, que aja rapidamente para formar um governo para lidar com a longa crise do país.

"Os Estados Unidos renovam seus apelos para formar rapidamente um governo com poderes e um governo que também esteja comprometido com a implementação de reformas cruciais", disse Jalina Porter, porta-voz do Departamento de Estado, à repórteres.

Mikati iniciou consultas com os principais blocos parlamentares na terça-feira, a fim de formar um governo muito esperado neste país afundado em múltiplas crises.

Em meio ao colapso econômico, o Líbano é administrado interinamente pelo governo de saída de Hassan Diab, que renunciou em bloco após a devastadora explosão do porto de Beirute em agosto de 2020, que causou mais de 200 mortes.

A paralisia institucional bloqueia um eventual plano de resgate financeiro para o Líbano, que em março de 2020 reconheceu que não era capaz de pagar sua dívida e mergulhou em uma crise que, segundo o Banco Mundial, pode ser uma das piores desde 1850.

sct/bfm/yow/ap