Topo

Esse conteúdo é antigo

Antissemitismo disparou em Londres durante o conflito em Gaza, aponta polícia

28/07/2021 21h13

Londres, 29 Jul 2021 (AFP) - A polícia registrou cerca de quatro vezes mais incidentes antissemitas em Londres durante o conflito de maio em Gaza do que em qualquer outro momento nos últimos três anos, indicou a corporação nesta quinta-feira (quarta, 28, no Brasil).

Foram registrados 87 incidentes de natureza antissemita, 65 a mais do que no mês em que, até então, havia mais casos desse tipo, desde que esses dados começaram a ser coletados em maio de 2018, explicou a Polícia Metropolitana de Londres à agência britânica Press Association.

Os confrontos entre Israel e o movimento islâmico Hamas, que governa a Faixa de Gaza, causaram 253 mortes entre palestinos nos 11 dias de guerra, que começaram em 10 de maio, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. Foguetes disparados do enclave palestino contra Israel mataram 12 pessoas.

Além disso, durante o conflito, revoltas eclodiram nos territórios palestinos e entre judeus israelenses e árabes israelenses em Israel, levando a manifestações em todo o mundo.

A guerra teve repercussões para os judeus residentes em Londres, onde alguém escreveu a palavra "Hitler" no telhado de um prédio de apartamentos. Também foram atiradas pedras contra uma casa onde moram judeus.

Um morador do bairro de Stamford Hill, no norte da capital, onde vive uma significativa comunidade de judeus hassídicos, afirmou que os pneus de mais de 30 carros de judeus apareceram rasgados.

De acordo com a Community Securty Trust (CST), que garante a proteção dos judeus britânicos, por 11 dias, desde 8 de maio, 116 ocorrências antissemitas foram registradas.

"Este tipo de comportamento e a agressão contra qualquer pessoa ou grupo não tem lugar em nossa cidade", frisou a polícia de Londres em um comunicado.

"Não toleraremos e agiremos com rapidez e firmeza em resposta a qualquer crime relatado dessa natureza", acrescentou.

A ONG CST registrou 1.668 incidentes antissemitas no Reino Unido em 2020 - seu terceiro maior número anual - e 1.813 em 2019.

imm/jwp/jvb/mb/ic