Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden está 'totalmente errado' sobre a Rússia, diz Kremlin

28/07/2021 10h22

Moscou, 28 Jul 2021 (AFP) - O Kremlin declarou, nesta quarta-feira (28), que Joe Biden está "totalmente errado" em sua análise sobre a Rússia, um dia depois de o presidente americano afirmar que o estado da economia do país torna-o "ainda mais perigoso".

Acusando Moscou de tentar atrapalhar as eleições legislativas americanas de 2022, disseminando "desinformação", Biden disse que o presidente russo, Vladimir Putin, "tem um verdadeiro problema", porque está "dirigindo uma economia que tem armas nucleares, poços de petróleo, e nada mais".

"Na minha opinião, isso o torna ainda mais perigoso", acrescentou Biden.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, reagiu hoje a essas declarações, dizendo que são "equivocadas em si mesmas".

"Vemos aqui uma compreensão e um conhecimento errados da Rússia contemporânea", disse Peskov.

"A Rússia é uma potência nuclear, mas uma potência nuclear muito responsável (...) e sim, temos um vasto setor de petróleo e gás. Mas dizer que a Rússia não tem mais nada é totalmente errado", acrescentou.

Peskov afirmou ainda que a Rússia "não tem a intenção de interferir nos processos eleitorais de outros países".

Em paralelo, Moscou e Washington continuam, nesta quarta, em Genebra, o diálogo estratégico iniciado por Putin e Biden em uma cúpula realizada em junho.

Esta reunião diplomática em nível ministerial entre ambos os países acontece a portas fechadas, sem a presença da imprensa. Na pauta, estão questões ligadas ao controle de armas.

pop/mp/sg/pc/mb/tt