PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Dezenove civis morrem em ataque no oeste do Níger

29/07/2021 17h47

Niamei, 29 Jul 2021 (AFP) - Dezenove pessoas foram mortas nesta quarta-feira no Níger em um ataque na área de Banibangou, perto da fronteira com o Mali, onde 14 civis foram mortos no domingo (25) por homens armados em motocicletas - informou nesta quinta (29) o Ministério do Interior.

"O ataque foi cometido na manhã de quarta-feira por homens armados. O balanço deste ataque bárbaro é de 19 mortos e três feridos", na aldeia de Deye Koukou, a 20 quilômetros da cidade de Banibangou", acrescentou o Ministério.

Um político local havia informado antes à AFP que 18 pessoas tinham morrido e 4, ficado feridas neste ataque.

O político não especificou as circunstâncias do ataque, que ocorreu em uma área onde supostos jihadistas costumam atacar civis.

Com esse balanço, já são 33 civis mortos na região em menos de uma semana.

No domingo, 14 pessoas foram mortas na aldeia de Wiyé, também localizada no município de Banibangou, a cerca de 50 quilômetros da fronteira com o Mali.

Após o ataque de Wiyé, o Ministério nigeriano do Interior garantiu que "serão reforçadas na área" as "medidas de segurança e sanitárias" e que uma investigação foi aberta para encontrar os agressores.

Banibangou é um município da região de Tillabéri, na zona das "três fronteiras" entre Níger, Burkina Faso e Mali, onde há anos ocorrem ataques de grupos ligados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico.

Nesse mesmo município, um suposto ataque jihadista causou 66 mortes em meados de março, segundo balanço oficial.

bh/pid/jhd/jvb/mb/ap/tt/mvv