Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndios florestais deixam quatro mortos no sul da Turquia

29/07/2021 19h11

Ancara, 29 Jul 2021 (AFP) - Dois incêndios florestais que alcançaram áreas habitadas próximas a uma zona turística no sul da Turquia deixaram pelo menos quatro mortos e levaram à evacuação de dezenas de localidades e bairros - informou a imprensa turca nesta quinta-feira (29).

Os incêndios foram declarados na quarta em dois bosques de Manavgat, Alanya, Adana, Mersin, Bodrum e Marmaris, na província de Antalya, e rapidamente se espalharam para zonas habitadas por causa do forte vento, arrasando casas, campos, estufas e estábulos.

Pelo menos quatro pessoas morreram por causa dos incêndios. Uma das vítimas é uma senhora de 82 anos, que morava sozinha. Ela não conseguiu abandonar sua casa, que foi devorada pelas chamas. Outro falecido foi um jovem de 25 anos que foi a um dos locais afetados para tentar ajudar na extinçao das chamas.

Diante do avanço das chamas, que chegaram à localidade vizinha de Akseki, as autoridades evacuaram 18 municípios e distritos.

Cerca de 183 pessoas, a maioria afetada pela fumaça, e três com queimaduras, foram hospitalizadas.

Dez pessoas que haviam ficado presas em um barco em um lago cercado pelas chamas foram auxiliadas nesta quinta-feira por equipes de resgate.

"Vai ser dado todo apoio necessário aos nossos cidadãos que sofreram com o incêndio", declarou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que prometeu abrir uma investigação.

No entanto, os lugares turísticos estão fora de perigo, segundo o prefeito da localidade de Antalya, Muhuttin Bocek, citado pela agência de notícias estatal Anadolu.

"O fato de o incêndio ter começado a partir de quatro pontos distintos nos faz pensar que se trata de um incêndio criminoso. Mas, no momento, não temos informação clara sobre o tema", afirmou Bocek.

bg/pz/jvb/mb/tt/mvv