Topo

Esse conteúdo é antigo

Província síria de Deraa tem confrontos mais mortais em três anos, segundo ONG

29/07/2021 15h24

Beirute, 29 Jul 2021 (AFP) - Ao menos 23 pessoas morreram nesta quinta-feira (29) na província síria de Deraa, que registoru os confrontos mais violentos desde que foi reconquistada pelas forças de Bashar al Assad há três anos, informou uma ONG.

A província de Deraa, berço da revolta contra Assad em 2011, foi reconquistada em 2018. No entanto, em virtude de um acordo sem precedentes, os rebeldes foram autorizados a ficar. Desde então, atentados e ataques contra as forças pró-governo abalam a região.

As tensões se agravaram nesta quinta-feira com "os confrontos mais violentos desde que o governo assumiu o controle", segundo o OSDH, que registrou 23 mortes, entre elas oito civis.

As forças do governo dispararam obuses e tentaram avançar sobre o terreno para tomar o controle de Deraa al Balad, um bairro nas mãos de ex-rebeldes, informou.

Em represália, homens armados lançaram um contra-ataque nesta quinta-feira e destruíram várias posições do governo na província.

"Oito soldados sírios e milicianos aliados morreram nos confrontos", anunciou o OSDH, que afirma que "mais de quarenta combatentes pró-governo foram feitos prisioneiros durante os combates para conquistar várias posições na província".

O jornal pró-governo Al Watan informou "o início de uma operação militar contra terroristas" que "sabotaram o acordo de reconciliação", referindo-se a essas iniciativas negociadas pelas autoridades de Damasco com os rebeldes durante a reconquista.

A província de Deraa, no sul da Síria e que faz fronteira com Jordânia e Israel, possui uma autonomia relativa em parte de seu território.

Desde 2011, a guerra na Síria causou mais de 500.000 mortes e milhões de deslocados.

bur/ho/cbg/tgg/bfi/erl/mb/aa