Topo

Esse conteúdo é antigo

Cinco pessoas, incluindo três membros do Hezbollah, mortas em confronto no Líbano

01/08/2021 15h27

Beirute, 1 Ago 2021 (AFP) - Pelo menos cinco pessoas, incluindo três membros do grupo xiita Hezbollah, morreram neste domingo (1) em uma cidade perto de Beirute, em confrontos que deixaram vários feridos, disse uma fonte da força de segurança.

Os eventos aconteceram no distrito de Khaldé, ao sul da capital libanesa, onde o cortejo fúnebre de um membro do Hezbollah, morto na véspera, sofreu uma emboscada.

O ataque se transformou em trocas de tiros entre membros do Hezbollah e residentes da área de confissão sunita.

Na noite de sábado, Ali Chebli, membro do influente movimento xiita, foi morto a tiros durante um casamento em Khaldé, um assassinato cometido para vingar a morte de duas pessoas, durante um confronto de armas de fogo, na mesma zona em agosto do ano passado.

Após o sangrento incidente no domingo, houve um grande deslocamento do exército e "reforços foram enviados" para a área, disse uma fonte militar à AFP, que alertou que "eles vão atirar em todas as pessoas armadas nas estradas de Khaldé e em todos aqueles que dispararem em qualquer parte do país".

O Hezbollah pediu ao exército e às forças de segurança que prendessem os responsáveis pela "emboscada".

O primeiro ministro libanês, Najib Mikati, pediu "contenção" e alertou sobre qualquer "disputa" confessional em um país onde várias comunidades muçulmanas e cristãs coexistem e que está imerso em uma profunda crise econômica e política.

bek/feb/eb/jvb/ap