Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade colombiana impõe confinamento e multas aos antivacinas contra a covid

Prefeitura de Sucre, na Colômbia, impôs por decreto o toque de recolher durante oito dias para quem não se vacinou contra a covid-19 - Camilo Erasso/Long Visual Press/Universal Images Group via Getty Images
Prefeitura de Sucre, na Colômbia, impôs por decreto o toque de recolher durante oito dias para quem não se vacinou contra a covid-19 Imagem: Camilo Erasso/Long Visual Press/Universal Images Group via Getty Images

02/08/2021 16h02Atualizada em 02/08/2021 16h49

Em uma cidade do caribe colombiano, as autoridades perderam a paciência com os antivacinas. A partir de agora, deverão fazer um confinamento rígido em suas casas sob pena de multas ou prisão, anunciou a prefeitura do município de Sucre nesta segunda-feira (2).

"Temos que usar a mão dura como líderes (...). Todos têm que se vacinar, porque se não, não poderão circular no município de Sucre", afirmou à Blu Rádio a prefeita Elvira Julia Mercado.

A prefeita impôs por decreto o toque de recolher durante oito dias para quem não se vacinou contra a covid-19, apesar de o município ter recebido as doses necessárias para imunizar seus 28.000 habitantes.

Segundo Mercado, apenas 10.000 pessoas foram imunizadas na cidade, devido às notícias falsas que desestimulam a vacinação.

"Há religiões que são contra as vacinas para a juventude porque dizem eles que não podem sair para beber (...), diz que outros vão morrer em dois anos (...), que a vacina é o anticristo", explicou.

Sob o novo decreto, os não vacinados só poderão sair de casa se for para prestarem ou receberem algum serviço de saúde, ou para finalmente se protegerem do coronavírus com a vacina, de acordo com o governo municipal.

Todos os estabelecimentos da cidade, como supermercados, bares, casas de festa, restaurantes, bancos e lojas, deverão exigir o cartão de vacinação para permitir a entrada, explicou a prefeita Mercado.

Além disso, haverá postos de controle na entrada e saída do município para verificar o cumprimento do decreto.

A prefeita alertou que quem violar a medida deverá pagar uma multa equivalente a 260 dólares e, em caso de reincidência, poderão acabar presos.

Em oito dias, as autoridades locais avaliarão a situação sanitária e decidirão se as restrições serão mantidas ou não.

Com 50 milhões de habitantes, a Colômbia é o terceiro país da América Latina com mais mortos por covid-19 em relação à sua população, depois do Peru e Brasil.