Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA receberá mais milhares de refugiados afegãos

02/08/2021 10h08

Washington, 2 Ago 2021 (AFP) - Os Estados Unidos anunciaram, nesta segunda-feira (2), que receberão outros milhares de refugiados afegãos, devido à crescente preocupação com a segurança daqueles que colaboraram com as forças militares americanas ao longo das duas décadas de guerra neste país, em meio à ofensiva dos talibãs.

O Departamento de Estado disse que vai ampliar os critérios de elegibilidade das admissões em seu programa de refugiados. Até o momento, cerca de 20.000 afegãos se inscreveram em um programa para intérpretes que trabalharam com as forças americanas.

"À luz do aumento dos níveis de violência por parte dos talibãs, o governo americano trabalha para oferecer a alguns afegãos, incluindo aqueles que trabalharam com os Estados Unidos, a oportunidade de se beneficiarem dos programas de admissão de refugiados nos Estados Unidos", informou o Departamento de Estado em um comunicado.

"Esta designação amplia a oportunidade para se instalar de forma permanente nos Estados Unidos para muitos milhares de afegãos e seus familiares imediatos, que podem estar em risco, devido à sua proximidade com os Estados Unidos", acrescentou a nota.

Segundo o Departamento de Estado, os critérios de seleção serão expandidos para incluir afegãos que trabalharam em ONGS e em veículos de comunicação americanos, assim como em projetos financiados por Washington.

Além disso, os afegãos que trabalharam como intérpretes, ou em outras funções nas forças militares americanas, e não foram selecionados anteriormente agora poderão ser aceitos como refugiados nos Estados Unidos.

sct/bgs/rsr/mar/tt