Topo

Esse conteúdo é antigo

Irã alerta que responderá a qualquer ação sobre ataque ao petroleiro

02/08/2021 09h48

Teerã, 2 Ago 2021 (AFP) - O Irã prometeu, nesta segunda-feira (2), responder a qualquer "aventura", segundo seu ministério das Relações Exteriores, depois que os Estados Unidos e o Reino Unido se uniram a Israel para acusá-lo de um ataque mortal a um navio petroleiro, uma acusação que Teerã nega.

O Irã "não hesitará em proteger sua segurança e seus interesses nacionais e responderá imediata e decisivamente a qualquer possível aventura", disse o porta-voz Saeed Khatibzadeh em um comunicado.

Na quinta-feira, o petroleiro "Mercer Street", administrado pela empresa de um bilionário israelense, foi alvo de um ataque com um drone no golfo de Omã, segundo o exército dos Estados Unidos, que possui navios na região.

O ataque, que não foi reivindicado, deixou dois mortos: um britânico funcionário da empresa de segurança Ambrey e um romeno membro da tripulação, segundo o armador Zodiac Maritime, propriedade do israelense Eyal Ofer.

Israel acusou imediatamente o Irã. O ministro das Relações Exteriores israelense, Yair Lapid, informou na sexta-feira que a República Islâmica era "um exportador de terrorismo, de destruição e instabilidade que prejudica todo o mundo".

amh/kam/pjm/pc/mar/mb/aa