Topo

Esse conteúdo é antigo

Militante de Belarus desaparece na Ucrânia

02/08/2021 22h47

Kiev, 3 Ago 2021 (AFP) - Um militante de Belarus que chefia uma ONG dedicada a ajudar compatriotas que fugiram de seu país devido à repressão desapareceu nesta segunda-feira na capital da Ucrânia, anunciou a organização.

Vitali Chychov, chefe da Casa Bielorussa na Ucrânia, saiu para correr em Kiev pela manhã e não retornou, nem pôde ser contactado por telefone. A organização de defesa dos direitos humanos Viasna indicou no aplicativo Telegram que, segundo amigos de Chychov, ele já havia sido seguido ao sair para correr.

A Casa Bielorussa informou que a polícia e voluntários fizeram buscas com a ajuda de cães na área onde Chychov costumava se exercitar, sem resultado.

Vários bielorussos fugiram de seu país, muitos deles para Ucrânia, Polônia e Lituânia, por causa da repressão a opositores. O caso de Chychov ocorre após o incidente com a corredora bielorussa Kristina Tsimanóuskaya, que declarou ter sido pressionada a abandonar os Jogos de Tóquio e ameaçada com repatriação forçada por ter criticado sua federação nas redes sociais.

ant/mas/gm/lb