Topo

Esse conteúdo é antigo

Ilha francesa de Guadalupe retoma confinamento por avanço da covid-19

03/08/2021 06h57

Pointe-à-Pitre, 3 Ago 2021 (AFP) - A ilha francesa de Guadalupe retomará um confinamento parcial, mais uma vez, por pelo menos três semanas, devido a um aumento "catastrófico" de casos de covid-19 - anunciaram as autoridades locais na segunda-feira (2).

A partir da noite desta quarta-feira (4), Guadalupe voltará a impor um toque de recolher das 20h às 5h (horário local), e os deslocamentos durante o dia ficarão limitados a um raio de 10 quilômetros, disse o prefeito Alexandre Rochatte à imprensa.

Segundo ele, estas medidas são "indispensáveis" para conter o aumento de casos da covid-19.

"Estamos em uma situação catastrófica", alertou a diretora-geral da agência regional de saúde de Guadalupe, Valérie Denux.

"Superamos os 3.000 casos semanais", disse ela, acrescentando que os casos de coronavírus se multiplicaram por mais de dez nas últimas três semanas.

Denux também pediu ajuda a qualquer profissional médico qualificado que esteja na ilha, incluindo aqueles de férias.

Lojas da ilha continuarão abertas, e os restaurantes poderão atender na hora do almoço, mas todos os bares, academias, estádios e piscinas ficarão fechados.

Este anúncio se dá dias depois de a Martinica, outra ilha francesa do Caribe 190 quilômetros ao sul, ter imposto um confinamento de pelo menos três semanas na sexta-feira (30).

A ilha francesa da Reunião também impôs um novo confinamento parcial de duas semanas neste fim de semana, que inclui toque de recolher noturno das 18h às 5h (horário local).

Quase 53% da população francesa foi totalmente vacinada, e 63,5% receberam uma dose da vacina, mas os números são significativamente mais baixos nos territórios ultramarinos franceses.

Nenhum dos 22 pacientes atualmente internados em terapia intensiva em Guadalupe havia sido vacinado, afirmou Denux.

asa-jk/meb/zm/tt