Topo

Esse conteúdo é antigo

Organização britânica alerta para possível sequestro de navio na costa dos Emirados

03/08/2021 20h01

Londres, 3 Ago 2021 (AFP) - A organização de segurança marítima britânica UKMTO relatou nesta terça-feira (3) um "possível sequestro" de um navio na costa dos Emirados Árabes Unidos, a cerca de 60 milhas náuticas (110 quilômetros) da cidade de Fujairah.

Analistas de segurança marítima das empresas Dryad Global e Aurora Intelligence identificaram o navio em perigo como o "Asphalt Princess", com bandeira panamenha.

O site MarineTraffic o identifica como um navio de carga de alcatrão e betume rumo a Sohar, cidade portuária na costa norte de Omã.

Segundo dados da revista Lloyd's List, referência do setor, o navio segue para o Irã sob o controle de homens armados.

"A primeira informação é muito preocupante", disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

O porta-voz da diplomacia americana, Ned Price, evitou apontar culpados neste episódio, mas mencionou "um comportamento belicoso muito preocupante por parte do Irã, inclusive no nível marítimo".

O fato ocorreu perto do Estreito de Ormuz, área por onde passa um terço do petróleo transportado por mar no mundo, e apenas cinco dias após um ataque a um petroleiro na costa de Omã que deixou dois mortos.

Israel e os Estados Unidos atribuíram a ação ao Irã, que negou qualquer envolvimento e prometeu responder às ameaças de retaliação.

O navio que sofreu o ataque na quinta-feira, o "Mercer Street", chegou segunda-feira à noite ao ancoradouro de Fujairah, um dos sete membros da federação dos Emirados Árabes Unidos, país vizinho de Omã.

A UKMTO (United Kingdom Maritime Trade Operations - Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido), que responde à Marinha britânica, recomendou "extrema cautela" aos navios na área.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Saeed Khatibzadeh, disse no Twitter nesta terça-feira que "os alegados 'incidentes' no Golfo Pérsico e em sua região parecem altamente suspeitos".

"Reafirmando nosso forte compromisso com a estabilidade regional e segurança marítima, o Irã está pronto para oferecer assistência em caso de qualquer acidente marítimo", acrescentou.

spe/gmo/lpt/mis/mb/dbh/lda/jc/mvv