Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido propõe expandir programa de recepção de trabalhadores afegãos e suas famílias

04/08/2021 14h13

Londres, 4 Ago 2021 (AFP) - O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (4) sua intenção de acolher centenas de trabalhadores afegãos que colaboraram com o Exército britânico e suas famílias.

O ministro da Defesa, Ben Wallace, e a ministra do Interior, Priti Patel, reafirmaram seu compromisso de acolher as famílias de 500 trabalhadores e intérpretes das tropas britânicas no Afeganistão "o mais rápido possível", representando cerca de 2.500 pessoas no total.

Esta promessa vem depois que altos oficiais do Exército pediram uma revisão dos programas de asilo em face da escalada da violência no Afeganistão e ameaças aos trabalhadores locais.

No final de maio, após o anúncio dos Estados Unidos da retirada das tropas do Afeganistão, Londres disse que iria acelerar a realocação de pessoal afegão que colaborava com seu Exército, prometendo repatriar prioritariamente qualquer funcionário que se sentisse ameaçado.

Desde então, 1.400 afegãos e suas famílias foram reassentados, o equivalente ao número total de afegãos acolhidos no Reino Unido desde 2014.

Os ministros britânicos garantiram que precisam "equilibrar generosidade e segurança" e agora oferecerão uma nova oferta de realocação a 264 trabalhadores afegãos que foram inicialmente rejeitados por "pequenas infrações administrativas".

csp/phz/grp/mb/mr