Topo

Esse conteúdo é antigo

Conselho de Segurança da ONU marca reunião sobre o Afeganistão para sexta-feira

05/08/2021 13h32

Nações Unidas, Estados Unidos, 5 Ago 2021 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU se reunirá para discutir a deterioração da situação no Afeganistão, informaram diplomatas nesta quinta-feira (5).

A reunião, que se baseia em um pedido do governo afegão e com a participação da Noruega e da Estônia, acontecerá às 10h (11H00, no horário de Brasília) de sexta-feira, acrescentaram os diplomatas.

O Conselho de Segurança se reuniu pela última vez para discutir o Afeganistão em junho, mas desde então a situação se deteriorou rapidamente neste país dilacerado pela guerra.

Os talibãs controlam grandes áreas rurais e agora lutam contra as forças do governo em várias cidades importantes, incluindo Herat, perto da fronteira ocidental com o Irã, e Kandahar, no sul.

Os combates se intensificaram desde maio, quando as forças americanas e internacionais iniciaram a retirada do país, que deve terminar em 31 de agosto para as tropas americanas.

O exército afegão e o comando dos EUA aumentaram seus ataques aéreos contra os insurgentes. Os talibãs avisaram na quarta-feira que atacariam altos funcionários do governo em Cabul em retaliação.

A União Europeia denunciou os últimos ataques mortais do Talibã e exigiu "um cessar-fogo urgente, completo e permanente".

pdh/vgr/rle/lm/rsr/ap