Topo

Esse conteúdo é antigo

Dixie se torna o terceiro maior incêndio da história da Califórnia

06/08/2021 21h53

Greenville, United States, 7 Ago 2021 (AFP) - Um incêndio gigantesco que devasta o norte da Califórnia se tornou o terceiro maior da história do estado nesta sexta-feira (6), e espera-se que continue se espalhando.

Uma longa seca, que para os cientistas é impulsionada pela crise climática, deixou o oeste dos Estados Unidos vulnerável às chamas destrutivas.

Esta semana, o incêndio Dixie devastou Greenville, um histórico povoado da época da febre do ouro que fica no norte do estado. Desde que começou, em meados de julho, queimou mais de 17.000 hectares.

O xerife do condado de Plumas, Todd Johns, que ajuda na coordenação do combate ao fogo, disse que a destruição foi devastadora.

"Sou morador de longa data de Greenville. Meu coração está devastado com o que aconteceu aqui", disse em um comunicado publicado na quinta-feira.

"Os que perderam suas casas e seus negócios tiveram suas vidas modificadas para sempre, e tudo o que posso dizer-lhes é: lamento", acrescentou.

O povoado de Greenville foi carbonizado e ficou em ruínas nesta sexta. Estruturas de madeira desapareceram por completo e alguns edifícios foram reduzidos pelo fogo a escombros.

Todds disse que não há feridos até agora, mas reforçou que é vital que as pessoas acatem as ordens de evacuação.

"Este incêndio não terminou. Se as chamas estiverem em sua direção, vocês precisam se preparar. Para onde o vento soprar, ali haverá fogo", advertiu.

Mais de 5.000 pessoas estão batalhando contra o incêndio que emite enormes colunas de fumaça, visíveis do espaço.

As autoridades disseram nesta sexta que esperavam que as rajadas de vento avivassem as chamas. Este vento, combinado com um terreno difícil e vegetação abundante e muito seca, dificultam ainda mais os esforços dos bombeiros.

- Linhas elétricas defeituosas -Durante a noite, o incêndio Dixie se espalhou por mais de 174.000 hectares, superando o incêndio Bootleg que devasto parte do Oregon, mais ao norte.

Suas labaredas cresceram tanto que geraram seu próprio clima.

Os incêndios florestais são comuns na Califórnia, mas por causa das mudanças climáticas são cada vez mais devastadores.

No fim de julho, o fogo já tinha destruído duas vezes e meia mais vegetação do que no mesmo período de 2020, o pior ano da história da Califórnia em termos de incêndios.

Dixie reviveu as lembranças do Paradise, o povoado destruído pelo incêndio mais mortal da história recente da Califórnia.

Na ocasião, linhas elétricas defeituosas desataram as chamas que varreram o norte do povoado de Paradise em 2018, matando 86 pessoas. A Pacific Gas and Electric, a maior companhia elétrica da Califórnia, foi considerada responsável.

Agora, esta empresa volta a ser apontada pelo incêndio Dixie, depois que uma árvore caiu sobre uma linha elétrica no dia em que o fogo começou.

A empresa anunciou no fim de julho que instalaria no subsolo seus 16.000 km de cabos elétricos para evitar que seus equipamentos provoquem mais incêndios devastadores.

A própria Greenville tem um histórico de incêndios. Esteve prestes a desaparecer em 1881 e vários incêndios ameaçaram seus moradores no último século e meio.

hg/amz/bgs/pr/lda/mvv

PG&E