Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa Francisco anuncia que visitará em breve Grécia, Chipre e Malta

01/09/2021 06h29

Cidade do Vaticano, 1 Set 2021 (AFP) - O papa Francisco anunciou que visitará em breve Grécia, Chipre e Malta, em uma entrevista concedida à rádio espanhola Cope.

"Agora está no programa a Eslováquia. Depois Chipre, Grécia e Malta", afirmou o pontífice, que reiterou a decisão de priorizar "os países menores" da Europa adotada desde o início de seu papado em 2013.

Ao ser questionado sobre uma possível visita à Espanha em 2022 para o Ano Jubilar de Santiago de Compostela, Francisco não descartou a possibilidade, mas tomou a precaução de explicar que isto não garante uma visita de Estado.

O papa viajou por exemplo a Estrasburgo para pronunciar um discurso no Parlamento Europeu, sem fazer uma visita oficial à França.

"Fui a Estrasburgo, mas não fui à França. A Estrasburgo eu fui pela UE. E, se vou a Santiago, vou a Santiago, mas não para a Espanha, que fique claro", declarou à rádio do episcopado espanhol.

Francisco, simpatizante das "periferias" e das comunidades católicas pequenas mas fervorosas, recordou que sua primeira viagem na Europa foi para a Albânia. "Primeiro a Albânia e depois todos os países eram pequenos. Eu quis fazer esta opção: primeiro para os países menores", comentou.

O papa já havia anunciado a viagem à Eslováquia, que visitará de 12 a 15 de setembro, após uma escala de algumas horas em Budapeste, durante a qual presidirá a missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional.

A breve escala na Hungria não é uma visita de Estado, mas está prevista uma reunião com o presidente Janos Ader e o primeiro-ministro Viktor Orban.

cm-gab/mar/fp