PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
2 meses

Vulcão entra em erupção no arquipélago espanhol das Canárias

19/09/2021 19h45

Isla de La Palma, España, 19 Set 2021 (AFP) - O vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19), após dias de intensa vigilância devido à sua atividade sísmica.

O vulcão expelia grandes colunas de fumaça, cinzas e lava. Imagens divulgadas mostram erupções de lava a dezenas de metros de altura.

"A erupção teve início na área de Cabeza de Vaca, em El Paso", informou pouco após as 15h locais em sua conta no Twitter o governo da ilha, que começou a evacuar as áreas habitadas próximas ao vulcão. "Solicita-se à população que tome cuidados extremos e não se aproxime da área da erupção para evitar riscos desnecessários", acrescentou a prefeitura local.

Autoridades, que decretaram nível de alerta máximo, haviam removido até a noite cerca de 1,3 mil moradores das localidades mais próximas do local da erupção. Entre 5 mil e 10 mil pessoas devem ser transferidas de vários municípios para abrigos.

A lava atingiu casas e várias estradas foram bloqueadas. O presidente regional das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres, no entanto, destacou a "sorte de a erupção ter ocorrido em uma área despovoada" de uma ilha com 80 mil habitantes.

La Palma é uma das sete ilhas do arquipélago turístico das Canárias, situada perto da costa noroeste da África. Segundo o Executivo local, a lava do vulcão, localizado no centro da ilha, deve descer até a costa sudoeste e desembocar no mar. Autoridades preveem que ela transite pelas localidades evacuadas, mas temem incêndios.

- Milhares de tremores -O chefe de governo espanhol, Pedro Sánchez, decidiu viajar à região esta tarde, após o início da erupção. "Dada a situação gerada na ilha de La Palma, o Presidente adiou a viagem prevista para hoje a Nova York para participar na Assembleia Geral da ONU", e irá viajar esta tarde às Ilhas Canárias para acompanhar os desenvolvimentos dos acontecimentos", relatou a assessoria de imprensa do Executivo.

O funcionamento do aeroporto da ilha não foi afetado pela atividade vulcânica, informou o grupo espanhol Aena, responsável por sua gestão.

O Cumbre Vieja ficou em alto nível de alerta por uma semana devido ao aumento da atividade sísmica na ilha.

Desde sábado, o Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias registrou vários milhares de terremotos de baixa intensidade, até o nível 4 da escala Richter, na área do vulcão.

No interior do vulcão também ocorreram movimentos de milhões de metros cúbicos de magma e o solo subiu cerca de dez centímetros na área de Cumbre Vieja.

- Última erupção em 1971 -

O Ministério do Interior informou que mais de 200 membros das forças de segurança viajaram para a área de helicóptero. O Exército também foi mobilizado, informaram autoridades.

A última erupção do Cumbre Vieja ocorreu em 1971. O arquipélago espanhol das Canárias, de origem vulcânica, enfrentou a última erupção em 2011, desta vez debaixo d'água, na ilha de El Hierro.

tpe/mg/eb/eg/gf/aa/lb

Twitter