Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS recomenda aumentar impostos sobre o álcool na Europa

20/09/2021 10h40

Copenhaga, 20 Set 2021 (AFP) - Dobrar os impostos sobre o álcool na Europa permitiria evitar a morte por câncer de aproximadamente 5.000 pessoas, segundo um estudo apresentado nesta segunda-feira (20) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo esta pesquisa publicada na revista científica The Lancet, "estima-se que 10.700 novos casos de câncer e 4.850 mortes por câncer vinculados ao álcool poderiam ser evitados todo ano na região europeia da OMS caso as atuais taxas sobre as bebidas alcoólicas sejam dobradas", destaca o setor Europa da OMS em um comunicado.

De acordo com esta organização, "aumentar as taxas sobre as bebidas alcoólicas é uma das melhores medidas" para reduzir o número de mortos por câncer, com "um elevado impacto potencial" e "resultados positivos em todos os países".

Para a OMS, os atuais níveis de imposto sobre o álcool são "fracos" em vários países europeus, inclusive na União Europeia.

A instituição afirma que dos 4,8 milhões de novos casos de câncer a cada ano na Europa, 1,4 milhão - assim como 650.000 mortes - estão "vinculados" ao consumo de álcool.

O álcool está relacionado com sete tipos de câncer diferentes: boca, faringe, esôfago, intestino, fígado, laringe e de mama.

cbw/map/bds/me/es/aa