Topo

Esse conteúdo é antigo

Imprensa estatal denuncia tentativa frustrada de golpe de Estado no Sudão

21/09/2021 06h05

Cartum, 21 Set 2021 (AFP) - Uma tentativa de golpe de Estado "fracassou" nesta terça-feira (21) no Sudão, informou a imprensa estatal, sem identificar as pessoas envolvidas.

"Aconteceu uma tentativa frustrada de golpe de Estado, o povo deve enfrentar", afirmaram meios de comunicação estatais.

Uma fonte do governo disse à AFP que os envolvidos tentaram assumir o controle do prédio da imprensa oficial, mas "fracassaram".

Uma fonte militar afirmou que vários oficiais "estavam envolvidos no atentado, mas foram imediatamente suspensos".

O trânsito parecia normal no centro de Cartum, inclusive ao redor do quartel-general do exército, onde meses de grandes protestos provocaram em 2019 a queda do presidente Omar al Bashir.

Mas as forças de segurança do país fecharam a principal ponte que atravessa o rio Nilo para ligar Cartum à cidade de Omdurman.

O Sudão está atualmente sob o comando de um governo de transição, formado por representantes civis e militares, instalado após a queda de Bashir em abril de 2019 e que deve supervisionar o retorno a um Executivo civil.

Mas as profundas divisões políticas e os grandes problemas econômicos dificultam a frágil transição.

Nos últimos meses, o governo adotou uma série de reformas econômicas para obter um alívio da dívida com o Fundo Monetário Internacional.

As medidas, que incluem o corte de subsídios e uma flutuação controlada da libra sudanesa, foram consideradas por parte da população como muito severas.

Protestos esporádicos foram registrados contra as reformas e o aumento do custo de vida.

ab-mz/kir/mas/me/fp