Topo

Esse conteúdo é antigo

Terremoto superficial de magnitude 5,9 sacode o sudeste da Austrália

21/09/2021 23h06

Melbourne, 22 Set 2021 (AFP) - Um terremoto superficial sacudiu o sudeste da Austrália na manhã de quarta-feira (noite de terça, 21, no Brasil) perto de Melbourne, a segunda cidade do país, onde algumas pessoas saíram correndo às ruas por causa do tremor nos prédios.

O sismo, pouco comum no país, ocorreu por volta das 09H00 (20h de terça em Brasília) ao leste de Melbourne e foi sentido a centenas de quilômetros de distância.

Inicialmente, o serviço geológico americano indicou sua magnitude em 5,8. Logo, revisou a projeção para 5,9. A profundidade foi de 10 km.

Em Nova York, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, garantiu que não havia registro de vítimas até o momento.

Imagens publicadas nas redes sociais mostravam escombros do que pareciam tijolos que se desprenderam dos prédios em uma área popular de Melbourne, Chapel Street.

"Estávamos todos trabalhando e tudo começou a tremer", disse à AFP Parker Mayo, funcionário de um café de 30 anos. "Foi bastante violento", acrescentou.

Os terremotos desta magnitude são incomuns no sudeste da Austrália, o que contribuiu para o susto dos moradores.

"Estava sentado no meu escritório no trabalho e tive que sair correndo. Levei um tempo para perceber o que era", disse à emissora pública ABC Mark Mansfield o prefeito de Mansfield, perto do epicentro.

Os serviços de emergência destacaram ter recebido pedidos de socorro de locais a 700 km do epicentro.

hr/jah/dbh/lm/mvv