Topo

Esse conteúdo é antigo

Hamas rejeita participar em municipais palestinas se não houver legislativas e presidenciais

22/09/2021 14h52

Gaza, Territórios palestinos, 22 Set 2021 (AFP) - O movimento islâmico armado Hamas, no poder na Faixa de Gaza, anunciou nesta quarta-feira (22) que se recusa a participar das eleições municipais palestinas de dezembro se o presidente Mahmoud Abbas não convocar também eleições legislativas e presidenciais.

A comissão eleitoral palestina anunciou no fim de semana passado que as eleições municipais seriam realizadas em dezembro na Cisjordânia ocupada e na Faixa de Gaza, desde que o Hamas as permitisse no enclave.

Mas nesta quarta, o Hamas condicionou sua participação nas eleições municipais à realização de eleições legislativas e presidenciais, marcadas para maio e julho, respectivamente, mas foram canceladas por decisão do presidente palestino Mahmoud Abbas.

"O anúncio da Autoridade (Palestina) da realização de eleições municipais é um desrespeito à situação geral e não participaremos delas", disse o porta-voz do Hamas, Hazem Qasem, em entrevista coletiva em Gaza.

"A solução correta é realizar eleições gerais - para o Conselho Nacional (OLP), o Parlamento, a presidência, os municípios e os sindicatos - simultaneamente ou de acordo com um calendário acordado entre os partidos", acrescentou.

"Se este for o projeto, estamos prontos para participar".

Em abril, o movimento islâmico denunciou a decisão de Abbas, cujo mandato terminava em 2009, de cancelar as eleições legislativas e presidenciais, que seriam as primeiras em 15 anos.

Ele justificou dizendo que a realização das eleições não estava "garantida" em Jerusalém Oriental, a parte palestina da Cidade Santa anexada por Israel.

Segundo vários analistas, o Hamas, movimento considerado terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia, quer forçar seu reconhecimento internacional participando das eleições, especialmente aquelas que disputam a liderança da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

A OLP é um grupo de facções palestinas reconhecidas pela comunidade internacional, mas do qual o Hamas não faz parte.

az-gl/vl/erl/eg/mr