Topo

Esse conteúdo é antigo

Milhares de pessoas fogem após combates em cidade do oeste de Mianmar

22/09/2021 12h08

Yangon, 22 Set 2021 (AFP) - Milhares de pessoas fugiram de uma cidade no oeste de Mianmar após combates entre o Exército e opositores à junta governante, nos quais os soldados bombardearam casas de civis, informaram moradores e a imprensa nesta quarta-feira (22).

Segundo o porta-voz da junta, Zaw Min Thun, os soldados trocaram tiros com cerca de 100 membros de um grupo de defesa local depois de "caírem em uma emboscada" em Thantlang, perto da fronteira indiana no estado de Chin, em 18 de setembro, sem mencionar vítimas.

Os moradores de Thantlang (cerca de 7.500 pessoas) começaram a fugir em massa na segunda-feira, após os disparos de soldados "pelas janelas" das casas, segundo um habitante, que pediu anonimato.

"Quase todo mundo foi embora", acrescentou, afirmando que se refugiou em uma cidade vizinha junto a cerca de 500 pessoas e que várias outras centenas fugiram cruzando a fronteira indiana.

Uma moradora explicou que viajou por três dias com seus pais idosos para chegar na Índia, depois de um bombardeio militar em sua casa e da intensificação dos combates na cidade.

"Nunca imaginei fugir da minha própria casa, inclusive depois do bombardeio do Exército, (...) mas as coisas se deterioraram", disse.

A imprensa local publicou fotos e vídeos que mostravam prédios de Thantlang destruídos, segundo ela, pelo Exército, com animais domésticos perambulando por ruas desertas.

bur-rma/pdw/ssy/lch/mba/mab/eg/aa