Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Roche inicia testes de diagnóstico para doenças respiratórias

iStock
Imagem: iStock

Em Zurique, Suíça

22/09/2021 11h05

O grupo farmacêutico suíço Roche anunciou nesta quarta-feira (22) o início de três testes de diagnóstico para doenças respiratórias que podem ser feitos com apenas uma amostra, o que permitiria limitar o uso equivocado de antibióticos.

Os três testes moleculares por PCR permitem distinguir as infecções mais comuns pelas quais os pacientes costumam apresentar sintomas, muito semelhantes mas não suficientemente específicos para determinar a causa da doença, explicou o grupo em comunicado.

Os três testes, que podem ser feitos de maneira conjunta ou separada a partir de uma única amostra nasofaríngea, facilitam a detecção das gripes de tipo A e B e do vírus sincicial respiratório, além dos adenovírus, metapneumovírus humano, enterovírus/rinovírus e vírus parainfluenza, segundo a Roche.

Os testes podem ser úteis para que os médicos consigam refinar o diagnóstico e receitar o tratamento mais adequado.

Thomas Schinecker, diretor da divisão de diagnósticos da Roche, citado no comunicado, afirmou que os testes permitirão a aplicação de "terapias específicas" e "evitarão o uso indevido de antibióticos e reduzirão intervenções inúteis".

Com a pandemia, a Roche, líder mundial na área de oncologia, iniciou vários testes para detectar infecções por covid-19, incluindo testes de PCR e por antígenos e um exame que consegue distinguir a covid-19 da gripe.