Topo

Esse conteúdo é antigo

Sob pressão da UE, região polonesa desiste de se declarar uma 'zona sem ideologia LGTB'

22/09/2021 17h54

Varsóvia, 22 Set 2021 (AFP) - Sob pressão de Bruxelas, a região polonesa de Kielce (sul) abandonou a ideia de se declarar uma "área sem ideologia LGTB", durante uma assembléia regional transmitida ao vivo pela internet nesta quarta-feira (22).

Em meados de julho, a Comissão Europeia lançou um processo de infração contra a Polónia pelas "zonas sem ideologia LGTB" declaradas por várias autoridades locais, regiões e municípios, incluindo a região de Swietokrzyskie, da qual Kielce é a capital.

O executivo da UE denunciou a natureza discriminatória dessas medidas contra pessoas LGTBQIA+ e enviou uma carta de advertência à Polônia.

Bruxelas suspendeu também as negociações com cinco regiões sobre o pagamento de fundos do programa de apoio à recuperação da coesão REACT-EU.

Na sessão especial da assembléia regional de Swietokrzyskie, 25 conselheiros aprovaram a decisão de se retirar da declaração controversa, ninguém se opôs e três conselheiros se abstiveram de votar.

Na segunda-feira, a região de Cracóvia (Maloposkie, ao sul) estudará uma medida semelhante.

Na Polônia, um total de 100 autoridades locais adotaram uma resolução de "ideologia anti-LGTB" ou uma "declaração de direitos da família" desde 2019.

sw/mas/mr/pc/erl/ap