Topo

Esse conteúdo é antigo

Opositora cubana Berta Soler é detida em Havana

23/09/2021 14h46

Havana, 23 Set 2021 (AFP) - A líder do movimento opositor cubano Damas de Blanco, Berta Soler, foi detida nesta quinta-feira (23) em Havana na companhia de seu marido, o ex-prisioneiro político Ángel Moya, confirmou uma ativista dissidente.

"Eles foram presos por volta das 10h. Iam ao Ministério Público apresentar um documento sobre José Daniel Ferrer", outro líder opositor, comentou à AFP Martha Beatriz Roque.

Soler e Moya iam apresentar ao MP uma petição de prova de vida sobre Ferrer, de 51 anos e líder da União Patriótica de Cuba (UNPACU), a organização mais ativa da oposição.

A dissidência cubana é ilegal e seus ativistas são considerados pelo governo "mercenários" a serviço dos Estados Unidos.

Ferrer foi preso em 11 de julho em Santiago de Cuba, durante as históricas manifestações antigovernamentais que abalaram cinquenta cidades cubanas.

Em razão dessa prisão, um tribunal revogou a liberdade condicional que ele cumpria desde fevereiro de 2021, após ter sido condenado a quatro anos e seis meses de prisão por acusações de lesões e outros crimes contra outro opositor.

Ferrer e Moya estão entre os 75 presos políticos da Primavera Negra de 2003, condenados a longas penas de prisão e libertados em 2011 junto com 130 outros presos políticos após uma negociação entre o governo e a Igreja Católica.

A maioria desses prisioneiros emigrou para a Espanha com suas famílias, mas 12 deles, Ferrer e Moya entre eles, decidiram permanecer no país.

As mães, esposas e filhas desses prisioneiros formaram as Damas de Blanco, um movimento que exige a liberdade de outros prisioneiros políticos.

cb/ka/dga/mr