Topo

Esse conteúdo é antigo

Prêmios Nobel 2021 de Literatura e Ciências serão entregues nos países dos agraciados

23/09/2021 08h51

Estocolmo, 23 Set 2021 (AFP) - Os ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura, Física, Química, Economia e Medicina de 2021 receberão a distinção em seus países de residência, e não em Estocolmo, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia do coronavírus - anunciou a Fundação Nobel nesta quinta-feira (23).

Ainda não se tomou uma decisão a respeito do Prêmio Nobel da Paz, concedido em Oslo, segundo as mesmas fontes.

Os prestigiosos prêmios são anunciados em outubro, mas entregues em cerimônias solenes em Estocolmo e Oslo, em 10 de dezembro, por ocasião do aniversário da morte de Alfred Nobel (1833-1896).

"Acho que todo mundo gostaria que a pandemia fosse uma coisa do passado, mas ainda não estamos nesse ponto", afirmou o diretor-executivo da fundação, Vidar Helgesen, referindo-se às "incertezas sobre a evolução da pandemia e sobre as viagens internacionais".

Cancelado no ano passado, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, o célebre banquete na prefeitura de Estocolmo também não será realizado este ano.

Apesar da ausência dos agraciados, haverá uma cerimônia em Estocolmo, provavelmente com público local, segundo a fundação.

As tradicionais entrevistas coletivas dos vencedores serão transmitidas on-line.

Este ano, os prêmios Nobel, que completam seu 120º aniversário, serão anunciados entre 4 e 11 de outubro.

map/thm/bl/es/tt