Topo

Esse conteúdo é antigo

Detidos suspeitos do sequestro de mais de 100 estudantes na Nigéria

24/09/2021 07h22

Lagos, 24 Set 2021 (AFP) - A polícia da Nigéria anunciou a detenção de três pessoas suspeitas de envolvimento no sequestro de mais de 100 alunos em uma escola cristã do país há dois meses e meio.

"Três pessoas foram presas entre os principais suspeitos envolvidos no sequestro de alunos do Instituto Batista Bethel", disse o porta-voz da polícia nigeriana, Frank Mba, em um comunicado divulgado na quinta-feira (23).

Em 5 de julho, homens armados entraram no dormitório deste instituto, na periferia da cidade de Kaduna, e sequestraram 121 jovens que dormiam em seus quartos.

Desde então, 100 estudantes foram libertados, ou conseguiram escapar, mas 21 ainda estão nas mãos de seus sequestradores.

Segundo o comunicado da polícia, um dos três detidos "era o encarregado de vigiar a escola e estava envolvido com os demais membros do grupo criminoso antes de atacar e sequestrar os alunos".

Na casa de cada um dos suspeitos, a polícia encontrou um fuzil de assalto AK47.

O noroeste e o centro da Nigéria são campos de operação de vários grupos criminosos que, desde dezembro, concentram parte de sua atividade em sequestros em massa em estabelecimentos de ensino para depois exigir pagamento de resgate das famílias.

Cerca de mil alunos foram feitos reféns desde então. A maioria já foi libertada.

joa/blb/thm/dbh/es