Topo

Esse conteúdo é antigo

Ataque a povoado na Nigéria termina em 34 civis mortos

27/09/2021 12h41

Abuja, 27 Set 2021 (AFP) - Terminou em 34 civis mortos o ataque lançado por homens armados no domingo à noite (26) contra uma localidade no estado de Kaduna, no noroeste da Nigéria, região castigada pela violência - informaram autoridades locais nesta segunda-feira (27).

"Homens não identificados atacaram a aldeia de Madamai, no distrito de Kaura. Trinta e quatro moradores morreram no ataque. Sete ficaram feridos", disse o chefe de segurança de Kaduna, Samuel Aruwan, em um comunicado.

"Soldados foram enviados ao local onde ocorreu o ataque e lá receberam vários disparos, antes de obrigarem os atacantes a se retirarem após intensos tiroteios", acrescentou a nota.

"Algumas casas foram incendiadas pelos agressores em um dos extremos do povoado. As tropas apagaram o fogo em três casas e salvaram seis habitantes das chamas", continua.

Segundo o responsável, dois suspeitos foram detidos e estão sendo interrogados.

Há muitos anos, as gangues criminosas - chamadas localmente de 'bandidos' - atacam povoados, roubam o gado e praticam sequestros em troca de resgate.

Este ano, essas gangues tomaram como alvo as escolas e universidades, sequestrando mais de 1.400 alunos, segundo o Unicef.

Esses grupos se refugiam geralmente na floresta de Rugu, que se estende pelos estados de Kaduna, Katsina, Zamfara e Níger.

No entanto, desde o início do mês de setembro, uma operação militar está em andamento no estado de Zamfara, principal esconderijo dos bandidos, e os estados vizinhos se preocupam com o possível deslocamento dos criminosos para seu território.

lhd/cma/sba/mis/pc/tt/aa