Topo

Esse conteúdo é antigo

França nega acusação de abandono do Mali

27/09/2021 17h23

Paris, 27 Set 2021 (AFP) - A França negou nesta segunda-feira as acusações de abandono do Mali e de que a retirada de suas tropas tenha sido uma decisão unilateral, como afirmou o primeiro-ministro malinês na ONU.

"A transformação da nossa presença militar no Sahel não é uma saída do Mali, nem uma decisão unilateral, e é um erro afirmar o contrário", disse Anne-Claire Legendre, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França. A adaptação desse mecanismo é objeto de "consultas com autoridades daquela região e do Mali" desde uma reunião de cúpula realizada em janeiro de 2020, assinalou.

Após oito anos de um vínculo importante com o Sahel, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou em junho a redução da presença militar francesa naquela área e o fim da operação antijihadista Barkhane. "A França continua comprometida - juntamente com o Mali e os demais Estados do G5 do Sahel, a seu pedido - com a luta contra o terrorismo, que continua sendo uma prioridade absoluta", afirmou a porta-voz.

O primeiro-ministro do Mali, Choguel Kokalla Maiga, acusou no último sábado a França de abandonar o país, devastado pelo conflito, com sua decisão de reduzir as tropas em terra este ano. Maiga disse na Assembleia Geral da ONU que lamenta o "anúncio unilateral" da França, que, segundo ele, justifica que seu governo busque outros parceiros.

vl/jlo/mis/eg/lb