Topo

Esse conteúdo é antigo

Mineiros da Vale presos no Canadá desde domingo estão sendo resgatados

27/09/2021 22h02

Montreal, 28 Set 2021 (AFP) - Trinta e nove trabalhadores de uma mina da Vale no leste do Canadá ficaram presos no domingo após um incidente que cortou o acesso principal, mas não há feridos e eles já estão sendo evacuados, afirmou o grupo brasileiro.

Os mineiros também têm acesso a comida e água, acrescentou a empresa proprietária da mina, que espera concluir o resgate na noite de segunda-feira.

"A equipe de resgate alcançou os mineiros e começou a evacuá-los por uma saída secundária através de um sistema de escadas", disse o grupo em um comunicado.

"Ninguém estava no sistema de transporte principal quando o incidente ocorreu", informou a porta-voz da Vale, Danica Pagnutti, à Rádio Canadá, que explicou que um equipamento pesado colidiu com o elevador.

"Sabemos que a operação de resgate levará tempo e estamos aliviados em saber que não há feridos", disse no Twitter Doug Ford, primeiro-ministro de Ontário, província onde está localizada a mina.

Todas as operações da mina de Totten, em Sudbury, foram paralisadas desde domingo e a Vale garantiu que realizará uma avaliação antes de retomar a produção.

Essa mina havia sido fechada em 1972, mas foi reaberta pela Vale em 2014. Durante os primeiros seis meses de 2021, cerca de 3.600 toneladas de níquel refinado foram extraídas.

tib/led/yow/lm/ic