Topo

Esse conteúdo é antigo

Primeiro-ministro holandês seria alvo de gangues de narcotraficantes

27/09/2021 12h32

Haia, 27 Set 2021 (AFP) - A polícia holandesa elevou o nível de segurança em torno do primeiro-ministro Mark Rutte, com medo de que possa ser vítima de um sequestro ou um ataque por parte de narcotraficantes, segundo informações publicadas nesta segunda-feira (27) pela imprensa local.

A ameaça contra Rutte, conhecido por andar de bicicleta com poucas medidas de segurança, é consequência de uma promessa do governo de tomar medidas enérgicas contra o crime organizado, depois do assassinato em julho de um jornalista investigativo conhecido, Peter R. de Vries.

O primeiro-ministro de centro-direita teria sido seguido por supostos membros ou pessoas próximas a uma conhecida gangue de narcotraficantes chamada de "Mocro Mafia", informou o jornal popular "De Telegraaf", assim como várias emissoras de notícias.

O escritório do primeiro-ministro, o Coordenador Nacional holandês de Segurança e Contraterrorismo (NCTV), assim como a procuradoria nacional se recusaram a comentar esta informação.

"Nunca comentamos assuntos vinculados às medidas de segurança", disse à AFP um porta-voz do escritório de Rutte.

Por sua vez, o NCTV enviou um e-mail nos mesmos termos: "Nunca fazemos comentários sobre assuntos relacionados à segurança das pessoas".

No entanto, de acordo com o De Telegraaf, haveria "sinais de que [Rutte] poderia ser alvo de um ataque ou sequestro" e que várias vezes 'observadores' foram vistos perto dele, "suspeitos" de manterem vínculos com a "Mocro Mafia".

'Observadores' similares estiveram envolvidos no assassinato, em julho, do jornalista especialista em casos criminais Peter R. de Vries, e no de um advogado que representou a testemunha-chave no julgamento contra o suposto líder de Mafia Mocro, em 2019, informou o jornal.

A gangue recebe o apelido de "Mocro Mafia" porque seus integrantes são majoritariamente de origem marroquina e caribenha.

dk/jcp/ial/age/pc/aa

TELEGRAAF MEDIA GROEP