Topo

Esse conteúdo é antigo

Bill Clinton passará outra noite em hospital da Califórnia

15/10/2021 21h48

Washington, 16 Out 2021 (AFP) - O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, 75, passará outra noite internado em um hospital da Califórnia, enquanto se recupera de uma infecção, informou seu porta-voz nesta sexta-feira (15).

"Todos os indicadores de saúde estão na direção certa, incluindo sua contagem de glóbulos brancos, que caiu significativamente. Para receber mais antibióticos por via intravenosa, ele vai ficar mais uma noite no hospital", tuitou o porta-voz de Clinton, Angel Ureña.

O ex-presidente foi admitido no Centro Médico Irvine, na Califórnia, na noite de terça-feira.

Clinton se trata de uma infecção não relacionada à covid-19. "Está se recuperando, de bom humor", informou Ureña ontem.

Médicos do hospital informaram que o ex-presidente foi internado na terça-feira (12) e "reagia bem aos tratamentos" de antibióticos. Segundo a rede de TV CNN, Clinton teve uma infecção urinária que se propagou para o sistema sanguíneo, provocando uma sepse.

O ex-presidente estava na Califórnia para um evento relacionado à sua fundação. Na última terça-feira, começou a se sentir cansado e foi levado para o hospital, onde os médicos descartaram problemas cardíacos ou covid. Imagens divulgadas pela imprensa americana mostram sua mulher, Hillary, ex-candidata à presidência, entrando no centro médico com a secretária Huma Abedin.

Segundo Angel Ureña, Clinton "foi internado para ser monitorado de perto". "Após dois dias de tratamento, sua contagem de leucócitos está diminuindo e ele responde bem aos antibióticos", detalharam os médicos Alpesh Amin e Lisa Bardack, que mantêm contato com a equipe médica de Clinton, incluindo seu cardiologista.

O presidente Joe Biden disse hoje que conversou com Clinton pelo telefone. "Ele parece estar, Deus queira, melhorando", declarou.

- Problemas cardíacos -A equipe de Bill Clinton destacou que o ex-presidente "está incrivelmente agradecido aos médicos, enfermeiras e todos os profissionais de saúde que oferecem excelentes cuidados".

Clinton, natural do Arkansas, foi o 42º presidente dos Estados Unidos, entre 1993 e 2001. Eleito aos 46 anos, ele se tornou o terceiro presidente mais jovem da história do país.

Em 2004, aos 58 anos, foi submetido a uma cirurgia de ponte de safena para liberar quatro artérias bloqueadas. Em 2010, passou por uma nova cirurgia cardíaca no hospital da Universidade de Columbia.

Alan Schwartz, o cirurgião, informou que o ex-presidente foi submetido a duas angioplastias com endopróteses, uma pequena estrutura tubular também conhecida como "stent" que é inserida na artéria para evitar a obstrução.

pr/rsr-dl/dw/to/lb/fp/aa/lb/ic