Topo

Esse conteúdo é antigo

Ataque deixa 43 mortos no noroeste da Nigéria

18/10/2021 18h45

Abuja, 18 Out 2021 (AFP) - Ao menos 43 pessoas morreram no domingo (17) à noite pelas mãos de um grupo criminoso que atacou um mercado no noroeste da Nigéria - afirmaram autoridades locais nesta segunda-feira (18).

"Confirmamos a morte de 43 pessoas após o ataque cometido por criminosos no povoado de Goronyo, no estado de Sokoto", afirmou o porta-voz do governo estadual, Muhammad Bello, em comunicado divulgado esta noite.

Os criminosos atacaram o mercado da aldeia de Goronyo ao anoitecer.

"Era um dia de atividade e havia muitos comerciantes" no lugar, disse o porta-voz, em entrevista por telefone à AFP, sem dar mais detalhes.

Há vários anos, o noroeste e o centro da Nigéria são palco de violência cometida por grupos armados. Eles atacam aldeias, roubam gado, cometem saques e sequestram pessoas, especialmente meninas, em troca do pagamento de resgate.

Há dez dias, pelo menos 19 pessoas foram mortas em um ataque contra um mercado em outra aldeia, também no estado de Sokoto, no distrito de Sabon Birni.

Segundo diferentes fontes, tratou-se de um ato de represália, depois que 11 criminosos foram abatidos em uma feira de um povoado próximo por um grupo de autodefesa local.

lhd/cma/jhd/mar/mb/aa/tt