Topo

Esse conteúdo é antigo

Diplomacia da UE descarta reunião com Irã por acordo nuclear

18/10/2021 16h46

Luxemburgo, 18 Out 2021 (AFP) - A União Europeia não tem prevista uma reunião na quinta-feira (21), em Bruxelas, com um alto representante do Irã para tentar reviver o acordo nuclear, disse nesta segunda-feira (18) o titular de política externa do bloco, o espanhol Josep Borrell.

"Não haverá reunião na quinta-feira. Se houvesse qualquer reunião prevista, eu seria informado", disse Borrell em Luxemburgo, ao apresentar as conclusões de uma reunião de chanceleres da UE.

O Irã anunciou hoje que seu principal negociador, Ali Bagheri, viajaria na quinta-feira para Bruxelas para tentar relançar o acordo firmado pela República Islâmica e as grandes potências em 2015.

Segundo Borrell, as conversas entre as partes "devem acontecer em Viena [Áustria], em uma data que ainda não foi marcada". Além disso, a UE disse aos iranianos que "o tempo é curto e joga contra eles", relatou o diplomata espanhol.

Na última quinta-feira (14), o negociador da UE, Enrique Mora, se reuniu com Bagheri em Teerã e, nesse encontro, os iranianos mencionaram "o desejo de realizar conversas preliminares comigo, mas [...] não há nada de concreto", disse Borrell.

Firmado em 2015, o Plano de Ação Global Conjunta (JCPOA, na sigla em inglês) tinha as assinaturas de Irã, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China. Segundo o documento, o Irã se comprometia a abandonar a busca por armas nucleares e, em troca, a comunidade internacional levantaria gradualmente as sanções econômicas.

Contudo, durante o governo de Donald Trump, os Estados Unidos se retiraram do acordo e, a partir disso, Teerã passou a não reconhecer os compromissos assumidos. Agora, as partes tentam chegar a um novo entendimento.

A UE quer que o Irã retome os compromissos assumidos no JCPOA, mas as conversas de alto nível tiveram que ser suspensas momentaneamente, durante o período eleitoral na república islâmica, que elegeu o novo presidente Ebrahim Raisi em junho.

Uma fonte europeia disse nesta segunda-feira que os iranianos "ainda não estão prontos para retomar as conversas". "Eles ainda buscam esclarecimentos e querem contatos bilaterais com alguns dos países signatários", afirmou.

csg/ahg/mb/rpr