Topo

Esse conteúdo é antigo

Eleições presidenciais na Nicarágua serão 'falsas', diz chefe da diplomacia da UE

18/10/2021 14h31

Luxemburgo, 18 Out 2021 (AFP) - O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, aumentou o tom de suas críticas ao governo da Nicarágua, o qual classificou como "uma das piores ditaduras do mundo" que se prepara para organizar "falsas eleições".

De acordo com o chefe da diplomacia da UE, o presidente Daniel Ortega e sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo, "garantiram a vitória nas eleições de 7 de novembro aprisionando a oposição".

Por isso, afirmou que as eleições presidenciais previstas para 7 de novembro serão "eleições falsas, organizadas por uma ditadura".

"É uma das piores ditaduras do mundo", disse o funcionário.

"Na Nicarágua, a repressão e a deriva autoritária é mais que preocupante, é inaceitável", disse Borrell em uma coletiva de imprensa em Luxemburgo, após uma reunião dos chanceleres da UE.

Borrell disse que a UE insiste na "democracia, nos direitos humanos, no Estado de direito, na libertação dos prisioneiros políticos, no retorno das organizações internacionais dos direitos humanos, e na realização de eleições livres e justas".

O Conselho da UE anunciou na semana passada a renovação, por um período de um ano, do regime de sanções contra 14 funcionários nicaraguenses, responsáveis por "abusos ou violações dos direitos humanos, ou a repressão à sociedade civil".

Entre os sancionados pela UE estão o conselheiro econômico de Ortega, Bayardo Arce Castaño; o presidente da Assembleia Nacional, Gustavo Eduardo Porras Cortés; a presidente da Suprema Corte, Alba Luz Ramos Vanegas; a procuradora-geral Ana Julia Guido Ochoa e dois responsáveis da polícia.

Também está sancionado o filho do presidente Ortega, Juan Carlos, chefe do movimento sandinista 4 de maio e que dirige o Canal 8, uma das principais emissoras de televisão do país.

Os chanceleres europeus também discutiram nesta segunda-feira a situação na Etiópia, Afeganistão, Belarus e as relações estratégicas do bloco com países do Leste e do Oriente Médio.

ahg/mb/aa