Topo

Esse conteúdo é antigo

Iraque reduz pela metade as áreas de cultivo devido à seca

18/10/2021 16h48

Bagdá, 18 Out 2021 (AFP) - A seca e a escassez de água forçarão o Iraque a reduzir pela metade as áreas cultivadas para o inverno de 2021-2022, anunciaram as autoridades.

No domingo, as autoridades aprovaram um plano destinado a "delimitar em 2,5 milhões de donum (cerca de 2.500 km2) as áreas cultivadas irrigadas em superfície para a temporada agrícola 2021-2022, ou seja, 50% das cultivadas no ano passado", segundo um comunicado divulgado pela agência estatal INA.

A água é uma questão estratégica para o Iraque e depende do aquecimento global, das secas e da geopolítica na distribuição da água dos rios, principalmente do Tigre e do Eufrates, com a Turquia e a Síria.

"O impacto da escassez de água no Iraque é evidente através do declínio da safra até 2021. Uma ação urgente é necessária para enfrentar a mudança climática", advertiram várias agências da ONU no sábado.

"Até o final da temporada, a produção de trigo cairá 70% e a de cevada será insignificante", estima a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), citada no comunicado.

No Iraque, sete milhões de pessoas correm o risco de ficar sem água por falta de acesso a um rio ou por causa da seca, alertaram treze ONGs em agosto.

tgg/gde/bk/erl/mb/ap